Designação do projeto: Universal Window for the Client - Reforço da presença/imagem da Socem no Mundo
Localização: Martingança – Alcobaça
Prazo execução: 24 meses (01/07/2015 a 30/06/2017)
Investimento elegível: 545,000.00 Euros
Incentivo não reembolsável: 245.250,00 Euros
Síntese do projeto:
O projeto de internacionalização visa reforçar a presença da empresa Socem ED nos mercados externos, inovando também na forma como interagimos com o cliente.
O projeto contempla a criação de um plano estratégico na área comercial e na forma com a empresa se relaciona/apresenta aos clientes, com promoção da marca Socem além-fronteiras, fomentando uma marca global, capaz de atender os seus clientes em qualquer parte do mundo, com uma oferta integrada de soluções de engenharia e desenvolvimento de Moldes, inovando também na forma como os clientes podem acompanhar os seus projetos.
A prospeção de novos mercados, o incremento da marca em países onde já existem pequenas relações comerciais e outros com muito potencial, mas ainda pouco explorados pela Socem, serão os objetivos a alcançar através de visitas de prospeção e da presença em feiras do setor.
Designação do projeto: Futuring Management
Localização: Martingança - Alcobaça
Prazo execução: 24 meses (01/10/2016 a 30/09/2018)
Investimento elegível: 815.653,65 Euros
Incentivo não reembolsável: 372.812,94 Euros
Síntese do projeto:
Este projeto está alinhado com a visão da SOCEM de aumentar de forma sustentável a sua competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta no mercado global. Para tal, foram definidos três eixos estratégicos, que se interligam e complementam para criar um todo coerente alinhado com a visão da empresa:
Eixo 1: Capacitar para novos métodos de trabalho e introdução da SOCEM na 4ª revolução industrial através das TIC;Eixo 2: Melhoria das capacidades de desenvolvimento de produtos;
Eixo 3: Capacitar para a implementação da norma iso/ts 16949.
O presente projeto 21111 tem aprovada uma componente de formação que inclui 5 cursos e tem o seguinte investimento:
Investimento elegível: 38.458,65 Euros
Incentivo não reembolsável: 23.075,19 Euros
Curso 1: Formação de utilizadores chave da plataforma de gestão da SOCEM;
Curso 2: Norma ISO/TS 16949 - Requisitos e Ferramentas;
Curso 3: Tecnologia VARIOTHERM;
Curso 4: IMD - IN MOULD DECORATION;
Curso 5: Lean e 6 Sigma ao Nível de Green Belt.
Designação do projeto: Intelligent SOPHIA - Knowledge Management System for Molds Industry 4.0
Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-045274
Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Entidade beneficiária: SOCÉM - E. D. - FABRICAÇÃO, ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO DE MOLDES, S.A.
Data de aprovação: 27/11/2019
Data assinatura termo de aceitação: 09/01/2020
Data início projeto: 01/01/2020
Data fim projeto: 31/12/2021
Custo total elegível: 1.103.754,43 Euros
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 717.056,96 Euros
Síntese do projeto:
Na sequência da candidatura ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Projetos Individuais) apresentada ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, apoiada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, a SOCÉM - E. D. - FABRICAÇÃO, ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO DE MOLDES, S.A. viu aprovado o projeto nº 45274, designado por “Intelligent SOPHIA - Knowledge Management System for Molds Industry 4.0“.
Objetivos:
O presente projeto visa dar resposta a um conjunto de desafios técnicos e tecnológicos que carecem de investigação para apresentar ao mercado o sistema i4.0 Intelligent SOPHIA, uma solução global de gestão das operações, da informação e do conhecimento para o setor dos moldes.
Atividades:
A1: Investigar a arquitetura tecnológica a desenvolver para apresentar ao mercado o sistema SOPHIA, como uma solução global para a indústria de moldes e dotando-o de inteligência, automação, segurança e robustez.
A2: Investigar uma abordagem de cloud computing da solução a desenvolver, para garantir disponibilidade 24/7, rapidez, e requisitos de comercialização e escalabilidade.
A3: Investigar IoT a implementar e respetiva abordagem de cibersegurança e controlo dos dados no "chão de fábrica".
A4: Investigar técnicas e algoritmos de transformação dos dados brutos em conhecimento e valor para o negócio.
A5: Implementação da infraestrutura de dados de suporte.
A6: Desenvolvimento da solução global.
A7: Divulgação Ampla de Resultados.
A8: Gestão e Coordenação Técnico e Científica do Projeto.
Resultados:
A SOCEM - E. D. - FABRICAÇÃO, ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO DE MOLDES, S.A. desenvolveu o projeto “Intelligent SOPHIA - Knowledge Management System for Molds Industry 4.0“, que decorreu de janeiro 2020 a dezembro de 2022. Este projeto nº 45274, foi desenvolvido no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Projetos Individuais) apresentado ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, com o apoio do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O projeto visou o desenvolvimento de uma solução global de gestão das operações, da informação e do conhecimento para o setor dos moldes, o sistema i4.0 “Intelligent SOPHIA”, a disponibilizar no mercado a partir de 2023.
Ao nível técnico científico, o software conseguiu dar resposta a quatro grandes desafios:
1. Arquiteturas tecnológicas, de serviços e automação consideradas no sistema “Intelligent SOPHIA”.- Desenvolveu uma arquitetura integrada entre módulos aplicacionais de frontend;
- Integrou serviços, automação, tratamento de dados de backend no âmbito da aplicação Intelligent SOPHIA.
- A Arquitetura de IIoT foi adaptada à realidade da indústria de moldes, incorporando no processo, não só máquinas automáticas como operações manuais, de forma intermitente e com um fluxo produtivo dinâmico;
- O sistema integra os dados coletados nas máquinas e equipamentos do chão de fábrica numa API e/ou sistemas ciberfísicos intermédios, onde os equipamentos e softwares enviam os dados, ou em computadores/tablets onde é o próprio operador a introduzir os dados;
- Desenvolveu-se visualizações estatísticas de dados que agilizam a correlação de dados contínuos e discretos do processo produtivo.
- Arquitetura cloud ágil, pela aplicação do paradigma de contentorização, de modo a garantir a segurança, eficiência e isolamentos dos diferentes componentes da aplicação;
- Rede IIOT, camada de dados e aplicação dotada de mecanismos de segurança forte que garantam a autenticação de utilizadores e dispositivos, persistência e resiliência no armazenamento de dados e no acesso seguro à informação.
- Criou-se um modelo de dados de Big Data que garante a qualidade do conhecimento retirado da plataforma;
- Desenvolveram-se Algoritmos de AI/ML para a previsão da qualidade e melhoria transversal dos processos de negócio, pela aplicação da aprendizagem contínua, garantindo a simplificação e resiliência dos processos em todas as fases de um projeto de moldes, desde a fase de orçamentação, até à fase de expedição do molde.